Irmã Mercedes Tejerina Rodriquez nasceu no dia 24 de Setembro de 1934 na Espanha. Desde cedo, sentiu-se chamada para ser serva de Deus pertencendo ao Carisma das Irmãs Carmelitas do Sagrado Coração de Jesus.

A Irmã durante a sua vida foi fiel ao serviço de Deus trabalhou em vários países nas comunidades e casas de formação das ICSCJ. Ela chegou a Nampula em 1975, período em que em Moçambique se vivia grandes mudanças políticas de transição do regime português para a República Popular de Moçambique, pois foi neste ano que foi proclamada a Independência Nacional.

Através da sua entrega a Deus, soube dizer » Senhor leva-me para onde os homens, mulheres e crianças necessitem da tua Palavra, onde falta a esperança, o amor, a caridade, a misericórdia, a justiça». Nesta sua vocação carismática com missão missionária trabalhou na comunidade de Mirrote, Namapa, Napipine e Monte Carmelo em Moçambique.

A sua presença em Nampula desenvolveu várias actividades nas comunidades por onde passou. Com devoção a Maria Nossa Senhora do Carmo acompanhou na formação dos primeiros leigos em Napipine; a formação vocacional das meninas vocacionadas; sabia apoiar os quem precisam principalmente os mais necessitados; conselheira incansável, mãe carinhosa; foi exemplar em viver os ideais de Madre Assunção; Nas comunidades e casas de formação era uma mulher educadora, professora, dedicada, fiel a Deus, tinha uma vida de oração e testemunho evangélico e carismático.

Era uma mulher de compaixão que apoiou várias pessoas de diferentes níveis sociais como no caso do Ex Primeiro-ministro de Moçambique Alberto Vaquina que no funeral da irmã deu o seu testemunho do apoio que recebeu da Irmã quando ele fez a 6a classe e não tinha como continuar com seus estudos e com o seu apoio pode continuar os seus estudos.

TESTEMUNHO DA PRESENÇA DA IRMÃ MERCEDES TEJERINA RODRIGUEZ
EM NAMPULA – MOÇAMBIQUE

 

HH Carmelitas del Sgdo. Corazón de Jesús

Author HH Carmelitas del Sgdo. Corazón de Jesús

More posts by HH Carmelitas del Sgdo. Corazón de Jesús