O Senhor Deus deu-me a língua de um discípulo para que eu saiba reconfortar pela palavra o que está abatido. Cada manhã ele despertameus ouvidos para que escute como discípulo (Is 50, 4). É com grande alegria que queremos partilhar convosco a nossa experiencia como Noviças. Em primeiro lugar damos graças a Deus por este dom da vocação que Ele nos concedeu e continua a conceder-nos. Queremos agradecer às irmãs da comunidade de Nossa Senhora Mãe de África Maputo, por este tempo que vivemos e convivemos juntas partilhando a nossa alegria, tristeza, as nossas emoções profundas que cada dia desafiávamos com a palavra de Deus e nela encontrávamos o conforto, o ânimo, a forca, a coragem de caminhar para frente com aquele que nos chama: Jesus.
Agradecemos à Conselheira Geral da Zona África, Irmã Margareth Khaula, e mestra das postulantes, pelo acompanhamento vocacional, pela paciência connosco, queremos pedir ao Senhor que continue a derramar a sua bênção e muitas graças para a sua vida. E a nós também que Ele seja o nosso único condutor nesta caminhada. Para não dizermos muitas palavras, agradecemos na mesma linhagem por termos aprendido muitas coisas convosco, primeiro, na convivência fraterna, na oração e nos trabalhos diários. Desta maneira queremos dirigir o nosso muito obrigada de forma particular à Superiora Geral, a Irmã Maria del Rosário González e ao seu Conselho por nos ter admitido e permitido entrar na etapa do noviciado que foi uma oportunidade para nós.
A partir do dia que recebemos a mensagem de admissão ao noviciado, nos sentimos comovidas, entusiasmadas interiormente, e no dia 29 de Julho, saímos de Maputo da casa do Postulantado para a casa do Noviciado Nampula, Comunidade Monte Carmelo, onde fomos acolhidas com as irmãs desta comunidade com todo amor e carinho. Por este motivo, temos um coração agradecido por este gesto tão grande por nós: o acolhimento. Desde então, no dia 11 de Agosto iniciamos os nossos exercícios espirituais que tinha como tema: “O SEGUIMENTO DE CRISTO”, verdadeiramente foi um tempo de nos recolher-mos na nossa caminhada com Cristo, renovarmos a nossa amizade com Deus e de nos pormos à disposição da sua vontade, daquilo que Ele quer connosco e não se faça a nossa vontade, mas sim a Sua. Portanto, no dia 15 de Agosto, dia da Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria e no dia em que celebramos o Onomástico de Madre Assunção a nossa fundadora, que foi o dia esperado por nós. Graças a Deus demos mais um passo na nossa caminhada, dando o nosso sim sincero de uma forma contínua abandonando-nos nas mãos de Deus. No mesmo dia 15 de Agosto, o nosso coração ficou tão impressionado e sentíamos que algo brotava dentro de nós mas inexplicável, porque a nossa emoção era tão grande e o nosso coração clamava dizendo: finalmente o dia chegou!
A nossa solene celebração iniciou às 6 horas da manhã nas Laudes onde incluímos os cânticos de acção de graças e de louvor ao nosso Deus. Esta celebração continuou e teve o seu fim com a celebração eucarística pelas 16 horas, e tivemos como celebrante o Padre Sandro missionário da Consolata que connosco compartilhou a sua experiencia do noviciado e dizia: O noviciado é um tempo de encontro com o nosso Amado, é um tempo propicio de oração, silencio, contemplação e de ir pouco a pouco enamorando-se com Cristo Jesus. Por isso agradecemos a ele por esta disponibilidade de estarmos partilhando a palavra de Deus em cada dia e na nossa caminhada apesar da pandemia do COVID-19. Também queremos agradecer a todos aqueles que colaboraram directa ou indirectamente para o nosso crescimento, humano e Espiritual, sobretudo a superiora desta comunidade irmã Maria Lopes Nivurucha que nos acompanhou durante este tempo de preparação juntamente com a equipa formadora. Queremos pedir por intercessão de nossa Senhora e de Madre Assunção que nos acompanhem na nossa caminhada, nos ajudem a amar a Jesus, a olhá-Lo como o centro de atenção da nossa vida e como diz a M. Assunção: “Tropeçam no caminho? Não te soltes de Jesus e para a frente. Custe o que custar, há que seguir o Amado, mesmo que te custe a morte”.
Comentarios recientes